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Atividade do Curso de Gestão Escolar/Ufba/faced

sábado, 25 de dezembro de 2010

No último dia 11 de dezembro, aconteceu um encontro presencial do Curso de Gestão Escolar, em Vitória da Conquista. Neste dia os alunos foram sugestionados a criarem um Plano de Ação visando uma revitalização ou implantação do Colegiado Escolar. A produção desta atividade deveria ser postada no blog de cada escola criado anteriormente durante os estudos da sala da OT (Oficinas tecnológicas). A seguir, o conteúdo principal da atividade que foi enviada pro mim, prof Roque Heine, como atividade final da sala da TE/CE (Tópicos especias e Conselhos escolares):
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR



AVALIAÇÃO PRESENCIAL – SALA AMBIENTE / PPGE
ELABORAÇÃO DE PLANO DE AÇÃO
REVITALIZAÇÃO DE CONSELHO ESCOLAR
ALUNO: ROQUE HEINE
POLO NTE 16 / VIT DA CONQUISTA
PROFESSORA: JUCINEIDE CARVALHO


Justificativa

Este plano de revitalização do Conselho Escolar tem como objetivo, munir de ferramentas e instrumentos conceituais e legais que possibilitem uma melhor e mais eficiente atuação dos seus pares junto à direção do Centro Educacional Gilberto Viana, nos campos pedagógico, administrativo e financeiro, visando um melhor desempenho do processo ensino aprendizagem.

Os novos membros do colegiado escolar foram eleitos no último dia 07 de dezembro, obtendo uma renovação de cerca de 50% dos seus membros.

Historicamente, na nossa escola, os conselhos não desenvolvem as suas atividades para as quais foram instituídos e eleitos. A suas reuniões são esporádicas, acontecem uma vez ou outra, não cumprem o seu calendário explicitado no regimento com as suas reuniões ordinárias, e comparecem como conselheiros muito pouco na unidade escolar.

Revitalizar é dar nova vida, injetar uma carga de novas energias que sejam suficientes para criar novos hábitos e transformar esta entidade mais representativa e possivelmente um parceiro mais atuante nas atividades corriqueiras de nossa unidade, de forma mais organizada e planejada, dando a cada segmento representado, as suas atribuições e funções. Assim, poderemos dizer de forma concreta que; a nossa escola vive a cada dia uma gestão democrática e participativa, pois temos a comunidade escolar sempre do nosso lado.


Ações desenvolvidas ou a serem desenvolvidas

Não será possível relatar as atividades realizadas pelo conselho neste ao letivo, em virtude da ausência delas. Algumas ações direcionadas a eleição, como, sensibilização entre os segmentos envolvidos no processo eleitoral, divulgação através da Rádio Escolar Vagalume, etc...

Cronograma

Novembro: Sensibilização e divulgação com os segmentos envolvidos no processo eleitoral. Criação da Comissão Eleitoral. Divulgação através da rádio de como deve proceder às inscrições dos interessados em concorrer aos cargos. Divulgar na rádio escolar vagalume as atribuições em linhas gerais de cada segmento representado no colegiado escolar.
Dezembro: 07 / 12 . Dia da eleição dos novos representantes do segmento dos pais e responsáveis.
08 / 12 . Eleição do segmento dos alunos, funcionários, professores.
Janeiro: Posse do novo colegiado a ser deliberado pela Direc 14. Eleição do(a) presidente do conselho.
Fevereiro: Encontro com o novo colegiado para discutir o regimento e as suas respectivas atribuições. Aprovar o calendário de reuniões ordinárias.
Março: Apresentar ao segmento dos alunos os novos pares do conselho.
As reuniões ordinárias acontecerão no dia e mês discutido e aprovado respectivamente pelos conselheiros
As reuniões extraordinárias ocorrerão sempre que um dos segmentos convocar ou que seja necessário.


Entre todos os representantes do último conselho, uma se destaca pela sua formação educacional e conhecimento de políticas socias : “Gostaria de poder participar mais nas decisões da escola... que o conselho atue de verdade como está proposto no regimento... Sou muito ocupada, mais sempre encontro um tempinho na minha agenda para atender a escola do meu filho.” Algumas poucas palavras ditas pela conselheira Celina Oliveira ao encontrá-la por acaso na agencia bancária há poucos dias antes do inicio do processo eleitoral.

Com relação ao segmento dos professores, encontramos muita resistência para que fosse inscrito pelo menos um candidato ao novo pleito, sem continuar entendendo esta recusa por parte de todos, recorri a minha gestora e indaguei se poderia concorrer ao cargo, a resposta foi negativa em virtude de ser vice-diretor. As reações dos colegas para concorrerem à vaga são as mais diversas possíveis, inexplicavelmente negativas, saem de mansinho, desconversam e não se sensibilizam aos nossos apelos.

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