(Foto by Heine) Os alunos do CEGV em sua maioria, são residentes do entorno do colégio e dos bairros das comunidades circunvizinhas, são oriundos de famílias de classe econômica de baixa renda, convivem com as mesmas dificuldades enfrentadas por grande parte dos alunos das escolas publicas do estado da Bahia como: Famílias dissociadas pela separação dos pais, por motivos já conhecidos de todos: desemprego, casamentos sem planejamentos, filhos de mães solteiras, criados por avós, pelo pai ou só pela mãe. Estes fatores juntos ou separados interferem no rendimento escolar de forma determinante, desencadeando uma série de fatores que originam, consequentemente, alunos sem perspectivas, desmotivados, desvalorizando a escola como ambiente do saber e da construção e socialização de novos saberes, considerando-se as altas taxas de evasão e de abandono e também a falta da família na escola.
Entretanto, através das práticas pedagógicas e de atividades extraclasse, construídas, elaboradas e aplicadas pela equipe escolar em consonância com a equipe gestora, estamos conseguindo diminuir os índices de abandono e evasão, acreditando que a escola deve ser um ambiente propício para o aprendizado de novos conhecimentos e novas experiências educativas, transformando-a na extensão de suas casas, são estratégias utilizadas pela escola visando um melhor acolhimento desses alunos, aumentando a qualidade da relação aluno x aluno, aluno x equipe.
Há uma predominância de alunos com formação católica, visto que o CEGV é uma escola originariamente administrada pela congregação católica, que respeita e aceita alunos de todas as religiões, com uma visão de fortalecer a cidadania no âmbito sócio-cultural-religioso, desenvolvendo a autonomia e o pensamento critico. Ações esportivas como, jogos, intercâmbios, torneios escolares, reforçam o censo de coletividade, cooperação e socialização, que são bem aceitas pela grande maioria dos alunos, participando nos eventos esportivos de forma positiva, assim como nos projetos específicos das disciplinas que envolvem projetos de expressão corporal envolvendo outras linguagens culturais.
Entretanto, através das práticas pedagógicas e de atividades extraclasse, construídas, elaboradas e aplicadas pela equipe escolar em consonância com a equipe gestora, estamos conseguindo diminuir os índices de abandono e evasão, acreditando que a escola deve ser um ambiente propício para o aprendizado de novos conhecimentos e novas experiências educativas, transformando-a na extensão de suas casas, são estratégias utilizadas pela escola visando um melhor acolhimento desses alunos, aumentando a qualidade da relação aluno x aluno, aluno x equipe.
Há uma predominância de alunos com formação católica, visto que o CEGV é uma escola originariamente administrada pela congregação católica, que respeita e aceita alunos de todas as religiões, com uma visão de fortalecer a cidadania no âmbito sócio-cultural-religioso, desenvolvendo a autonomia e o pensamento critico. Ações esportivas como, jogos, intercâmbios, torneios escolares, reforçam o censo de coletividade, cooperação e socialização, que são bem aceitas pela grande maioria dos alunos, participando nos eventos esportivos de forma positiva, assim como nos projetos específicos das disciplinas que envolvem projetos de expressão corporal envolvendo outras linguagens culturais.
0 comentários:
Postar um comentário